Laringologia

ban_laringologia

A laringologia é a área da Otorrinolaringologia responsável pelo diagnóstico das doenças relacionadas com a laringe, a voz e os distúrbios de deglutição.

 

Problemas como tosse, rouquidão (disfonia), nódulos vocais, cistos vocais, pólipos e tumores de laringe devem ser avaliados pelo médico Otorrinolaringologista.

 

Não apenas cantores e atores, mas também muitos outros profissionais tais como professores, profissionais liberais, profissionais de call center, entre outros, dependem da voz como instrumento de trabalho. Para esses profissionais, uma voz saudável significa melhor desempenho profissional, ao passo que problemas vocais podem limitar seu rendimento e prejudicar sua carreira.

 

A disfagia é uma condição comum em pacientes com doenças neurológicas (por exemplo, derrame, Parkinson, paralisia cerebral) e naqueles com tumores ou traumas da boca ou garganta. A disfagia orofaríngea pode resultar em desnutrição e desidratação. Além disso, o paciente pode ser exposto ao risco de aspiração (quando o alimento vai erroneamente em direção aos pulmões) e suas complicações, principalmente, pneumonias aspirativas.

 

O diagnóstico do paciente com suspeita de tumor de laringe, distúrbio de voz ou disfagia é feito pelo médico Otorrinolaringologista, com assistência de exames de Video Endoscopia e Video Faringo-Laringoscopia, além do exame de Video Endoscopia da Deglutição. 

Use nosso whatsapp 71-99685-6502 para marcar consultas

___