Otoneurologia

ban_otoneurologia

Tontura, definida como sensação de perturbação do equilíbrio corporal é um sintoma comum, frequentemente acompanhado de desequilíbrio e quedas recorrentes. Estas quedas podem causar fraturas e consequências ainda mais graves.

A tontura pode ser de caráter giratório (vertigem) ou não (instabilidade, sensação de flutuação, visão borrada, atordoamento etc.) e pode estar associada a outros sintomas, como perda auditiva, zumbido, náuseas e vômitos.

Na maioria das vezes, a tontura origina-se no sistema vestibular, que compreende a orelha interna (labirinto), o nervo cocleovestibular, os núcleos e vias vestibulares e suas inter-relações no sistema nervoso central.

O comprometimento do labirinto também pode ocorrer devido a problemas situados em outras partes do corpo humano. Várias doenças e a multimedicação podem afetar secundariamente o sistema vestibular, gerando tontura e desequilíbrio corporal. Mais raramente, a tontura pode ser de origem puramente visual, neurológica ou psicológica.

O diagnóstico é fundamentado na história clínica do paciente e em um conjunto de procedimentos de avaliação do equilíbrio corporal e da audição, conhecido como avaliação otoneurológica. Os achados otoneurológicos permitem delinear o quadro clínico de cada paciente com tontura e o tratamento.

O tratamento da tontura e sintomas associados, personalizado para cada caso, pode ser essencialmente efetuado por meio de recursos como remoção ou controle da causa (quando identificada) e de fatores agravantes, exercícios de reabilitação do equilíbrio corporal e medicação antivertiginosa. Há diversos tipos de exercícios de reabilitação que podem ser empregados, de modo repetitivo, na clínica ou na casa do paciente, com supervisão de profissional habilitado.

Vários são os medicamentos ou combinações de medicamentos que podem atuar favoravelmente na remissão parcial ou total das tonturas e sintomas associados. Em determinados casos, ainda há a possibilidade de recuperação por meio de procedimentos cirúrgicos.

Reavaliações periódicas são necessárias até que o paciente obtenha a cura ou o melhor resultado possível. Na maioria dos casos, o tratamento das tonturas de origem labiríntica proporciona resultados favoráveis, possibilitando o retorno às atividades sociais e profissionais habituais e a eliminação de eventual dependência de familiares ou outras pessoas.

Use nosso whatsapp 71-99685-6502 para marcar consultas

___